A Direção-Geral do Consumidor (DGC), informa que, desde 2018, está a decorrer uma campanha de recolha de veículos a motor, da marca Mazda, modelo "6" produzidos entre 03/06/2002 e 31/06/2005 devido a uma pressão interna excessiva, o alojamento do insuflador do airbag do condutor pode rebentar quando o airbag é ativado.
Devido a este defeito tecnico os ocupantes do veículo podem sofrer ferimentos causados por estilhaços de metal.
A Direção-Geral do Consumidor (DGC), enquanto Ponto de Contacto nacional do “Safety Gate - Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares” (anteriormente designado Sistema RAPEX) informa que, desde 2018, está a decorrer a campanha de recolha de veículos ligeiros, da marca Mitsubishi,
Modelo: ASX, Eclipse Cross, Outlander, Outlander PHEV
Risco: Consequentemente, o software FCM-ECU pode ativar o travão mais tempo do que o necessário e o condutor pode reagir aplicando travagem adicional. A desaceleração rápida do veículo pode aumentar o risco de colisão traseira.
A Direção-Geral do Consumidor (DGC), enquanto Ponto de Contacto nacional do “Safety Gate - Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares” (anteriormente designado Sistema RAPEX) informa que, desde 2018, está a decorrer uma campanha de recolha de veículos a motor, passageiros da marca Mitsubishi
Modelo: Outlander
Período de produção: Entre 2005 e 2012
Defeito Técnico: Possibilidade de ocorrência de corrosão no interior do motor do limpa-para-brisas.
Risco: Os limpa-para-brisas podem falhar durante a condução do veículo e ocasionar um acidente.
A Direção-Geral do Consumidor (CGD), enquanto Ponto de Contacto nacional do “Safety Gate - Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares” (anteriormente designado Sistema RAPEX) informa que, desde 2018, está a decorrer a seguinte campanha de recolha:
Categoria: Veículos a motor
Produto: Ligeiro de passageiros
Marca: Volvo
Modelo: S90, V60, V60CC, V90, V90CC, XC40, XC60, XC90
Período de produção: Entre 24/03/2016 e 26/09/2018
Defeito técnico: Foi detetado um problema de software no módulo de comunicação do sistema de chamadas de emergência.
Risco: Pode ser enviada informação incorreta sobre a localização do veículo aos serviços de emergência, em caso de acidente.
Devido à falta de etiqueta de aviso, a 3.ª fila de bancos pode ser utilizada quando os bancos da 2.ª fila estiverem rebatidos.
Em certas condições de condução, a 2.ª fila de bancos pode cair para trás e causar lesões nos passageiros sentados atrás.
O representante da marca Mitsubishi, em Portugal, deu conhecimento de uma campanha de recolha de alguns veículos de passageiros do modelo ASX (GA1W), dos anos de 2011 - 2018, porque “Devido à falta de rigidez do tubo de escape, pode ocorrer fratura após ser sujeito a uma carga contínua na zona soldada (…).”
O representante da marca Mazda, em Portugal, deu conhecimento de campanhas de recolha de alguns veículos de passageiros do modelo 6, produzidos entre 14/03/2005 e 28/09/2007, porque “Nos veículos em causa, a exposição contínua a elevados níveis de humidade absoluta, poderá causar uma rotura no alojamento do insuflador dos airbags dianteiros e o acionamento invulgar na eventualidade de uma colisão com impacto suficiente para a atuação dos airbags frontais do condutor e do passageiro dianteiro. Uma rotura no insuflador poderá resultar na possibilidade de fragmentos de metal atingirem o condutor ou outros ocupantes do veículo e provocar graves ferimentos ou a morte dos mesmos.”
O representante da marca Nissan, em Portugal, deu conhecimento de uma campanha de recolha de alguns veículos de passageiros, modelos Almera (N16), Navara (D22), Patrol (Y61), Terrano II (R20), Tino (V10) e X-Trail (T30), produzidos entre janeiro de 2004 e novembro de 2012, porque “(…) em caso de acidente, o airbag do passageiro pode insuflar-se com uma pressão extrema e causar a rotura do corpo do insuflador e libertar fragmentos metálicos para o habitáculo.”
O representante da marca Mazda, em Portugal, deu conhecimento de uma campanha de recolha de alguns veículos de passageiros do modelo RX-8, produzidos entre 01/02/2003 e 01/02/2008, e do modelo B2500/BT-50 produzidos entre 14/01/2004 e 22/09/2011, porque “(…) uma contínua exposição a elevados níveis de humidade absoluta pode causar uma rutura no alojamento do airbag frontal do lado do condutor e acioná-lo anormalmente no caso de um acidente que necessite do acionamento do airbag frontal do lado do condutor. Uma rutura no insuflador pode resultar em fragmentos de metal atingirem o condutor ou outros ocupantes da viatura, resultando em ferimentos graves ou morte.”
O representante da marca Mitsubishi, em Portugal, deu conhecimento de uma campanha de recolha de alguns veículos de passageiros do modelo ASX (GA0W), do ano de 2015, porque “O relé da unidade de controlo eletrónico (ECU) do motor pode aquecer anormalmente. Como resultado, o motor pode paralisar durante a condução e não ser capaz de arrancar novamente.”