Centro de Arbitragem do Sector Automóvel

X
Quer Apresentar uma Reclamação

O processo de reclamação

Se duas ou mais partes, tiverem um conflito sobre uma matéria da competência do Centro, poderão resolvê-lo através de um processo de reclamação.

A apresentação de uma reclamação tem por objectivo a solução do problema através dos meios extrajudiciais de resolução de conflitos disponibilizados pelo CASA: a mediação, a conciliação ou a arbitragem.

Podem apresentar reclamações:

  • os consumidores, particulares, empresas  e profissionais de todos os ramos de actividadeque tenham comprado bens ou adquirido serviços abrangidos pela competência do Centro,
  • os operadores económicos do sector que pretendam a resolução de problemas envolvendo a qualidade dos serviços prestados ou dos bens vendidos ou que queiram exercer o seu direito de regresso relativamente a outros profissionais que lhes tenham vendido bens ou prestado serviços directamente relacionados com o objecto de um litígio já resolvido pelo Tribunal Arbitral do CASA.

Para além das relações de consumo, entre consumidores e empresas ou profissionais do sector automóvel, o Centro também resolve conflitos no contexto de relações exclusivamente entre empresas, ou exclusivamente entre particulares.

Nos termos do artº 19º do Regulamento do Centro, a língua utilizada em todos os procedimentos é a língua portuguesa.

Nesse sentido, as partes devem assegurar que os documentos que juntam ao processo e que as intervenções realizadas e os depoimentos prestados são disponibilizados na língua do processo.

No entanto, o Centro diligenciará no sentido de serem criadas condições de modo a responder às solicitações colocadas noutra língua.